Foi-se o tempo em que e-commerce era sinônimo de uma alternativa a mais das grandes companhias para ampliar a cadeia de consumo e agradar a mais clientes, apostando na comodidade e facilidades da compra online. Hoje, você está a um ou dois passos desse paraíso. Nada paradisíaca anda a situação econômica nos tempos atuais. Isso fez com que grande parte dos brasileiros fizesse crescer o bolo do comércio informal.
A cereja pode ser a venda online. Unir os dois, digamos, vetores (recessão e informalidade) pode se transformar na já conhecida relação entre crise e oportunidade. Está aí uma bela junção de fatores para pensar no e-commerce como solução para a falta de meios de garantir a vida financeira. Mas, nada de se lançar em tudo que é plataforma e despejar seus produtos, sem critério. Reunimos 5 dicas para fazer o melhor uso possível dessa grande janela de oportunidades.
1- O que você vai oferecer?
Certamente, ao iniciar, suas opções são poucas, devido ao capital inicial. Por isso, vale apostar em um nicho principal e, se possível, poucos outros alheios. Assim, você começa com uma base sólida de clientes, ainda que diminuta.
2- Escolha a ‘loja’ do seu e-commerce
Lançar mão de múltiplas plataformas pode complicar demais seu planejamento, pois as atenções a cada uma delas são bem interdependentes e específicas. Será um site ou uma, duas, três redes sociais? Para começar, foco em uma ‘âncora’ e outra ‘compartilhadora’, para divulgação.
3- O bom marketing, que consiste basicamente em quatro etapas:
promessa primária (qual será a vantagem na aquisição de seu produto); público-alvo (qual tipo de cliente será alcançado e como isso será executado); proposta única de vendas (qual será o diferencial, o fator decisivo para o cliente apostar em seu produto e não em outros similares de outras empresas); mensagem central de vendas (discurso a ser utilizado nas campanhas para chamar a atenção das pessoas.
4- Use uma boa régua.
Indicadores são os valores resultantes durante as ações desempenhadas ao longo de todo o processo. Recorte os períodos de tempo (como semanas, quinzenas, meses) e tenha um consolidado que aponte os caminhos certos e errados. Refletir sobre os números é fundamental para otimizar os esforços.
5- Arrisque (calculadamente).
Se a primeira tentativa deu certo em algum ponto, por que não aumentar a aposta naquele tópico? Quando você mede todos os passos, os riscos diminuem – e muito – na próxima investida, pois ela será calculada.
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