Antes de expor a relação entre CRO e SEO, é bem válido detalhar o que cada um é, na essência. Mais conhecido e tradicional em nosso meio digital, o SEO (Search Engine Optimization) é, na tradução conceitual, a otimização do conteúdo nos mecanismos de busca, majoritariamente dominado pelo Google. Já o CRO (Conversion Rate Optimization) é a otimização da taxa de conversão analisada em uma estratégia de marketing digital.
Apesar de serem duas frentes diferentes, CRO e SEO não são excludentes. Tampouco devem ser encaradas como ‘uma melhor que a outra’. Leva vantagem quem entende que uma é parte da outra. Assim: SEO garante que os conteúdos estejam bem rankeados no Google (mecanismo de busca) e atrai uma considerável margem de público. E o que acontece com seu conteúdo, depois que ele é bem exposto e alcança os olhos de seu usuário? Aí é que entra o CRO, que trata de otimizar a forma com que esse conteúdo se transforma em resultados.
Benefícios do SEO e CRO
A geração de tráfego orgânico de qualidade transforma a web em um solo fértil para a implementação de uma CRO eficaz. Qualidade, nesse caso, quer dizer conteúdo relevante para sua audiência, variável conforme as plataformas (blogs, e-books, infográficos, vídeos…). O CRO vai tratar de medir qual dos canais expostos contam com maior e melhor performance, levando em consideração as metas traçadas e conversão atingida.
Para alinhar as duas estratégias, basta pensar na experiência do usuário, em como ele, de acordo com a persona criada sobre seu negócio, se comporta e em como se transformará em lead.