Antes de mais nada, nós do Marketing Digital precisamos olhar para um cenário e agradecer: as redes sociais não são mais vistas pelas empresas como aquela ‘coisinha que merece um tempinho de atenção’ durante o dia. Cada vez mais, isso faz parte da forma com que as companhias, pequenas, médias ou grandes, planejam suas ações. Isso tudo, entre tantos outros motivos, se dá pela forma com que trabalhamos cada vez mais para tornar o relacionamento algo sério e motor de resultados práticos.
Uma das principais ferramentas para isso é a constância de conteúdo, que gera audiência fixa, renovável e relevante. Um post, como observaram alguns estudos de validade de visibilidade espontânea dos posts no Facebook, dura cerca de cinco horas na timeline (sem que precise de compartilhamentos, comentários e curtidas – o chamado engajamento). Por isso, se não houver post, a página some mesmo na inundação de informações das redes sociais.
Como garantir que sua página sempre tenha conteúdo para compartilhar com os clientes? Um calendário de posts é fundamental. Ele é o norte de todas as ações de conteúdo, pois guia os administradores quanto à hora ideal, a relevância do conteúdo e a coleta de resultados de determinadas. Veja mais vantagens de contarmos com um calendário de posts fixo:
Administração do tempo
Sem organização, pode haver ideias, mas sem ideias, há abismo produtivo e criativo. A pressão pela pressa aumenta e tudo vai mal. Drástico? Sim. Real? Também.
Linha editorial no calendário de posts
A internet é uma chuva de pensamentos aleatórios e surpresas viralizáveis. Porém, se seu conteúdo não é minimamente uniforme e encadeado, você perde a força do discurso e a distância entre seu conceito e suas palavras aumenta. Por isso é bom pautar-se e prever o que se diz com critérios.
Escolha de formatos
A variação dos tipos de conteúdo respeitará as tendências do que dá certo nas redes sociais, em porcentagem. Por exemplo, se os vídeos estão em alta, seu índice de postagens deste tipo será maior em relação a compartilhamento de links, por exemplo.